quarta-feira, setembro 01, 2004

Pensamento político


Dizem que vivemos num país democrático, que é a melhor forma de governar o povo.
Demos, que é povo em grego, mais kratein, governar, deu democracia, o regime político em que os cidadãos de um país são soberanos ? ou seja, definem seu destino pelo voto. Teoricamente, em uma democracia, cada pessoa tem o direito de participar ou não da gestão dos assuntos públicos.
Se esse é mesmo um país democrático, por que então o voto é obrigatório? Por que não deixam que somente os engajados politicamente decidam isso?
Eu sempre anulei meu voto, por que acredito que essa não é a melhor formar de outorgar poderes a alguém. Daí, toda vez alguém chega e diz que o eu faço é apoiar os que estão na frente e que eu não influenciou o resultado. ótimo, que assim seja, porque se já perceberam esse jogo político o povo sempre perde. Os candidatos de oposição hoje serão os aliado de amanhã.
A miséria, fome, analfabetismo, baixos salários, violência, prostituição, desemprego, invasões etc... tudo isso é basicamente decorrente da péssima escolha política do povo.
Eu não me isento da minha parcela de culpa por não exercer meu direito de voto para evitar todo esse desastre social. Só lamento por todos eles, mas eu ainda não acredito que esse seja o melhor sistema. Prefiro fazer a minha parte que esperar o ?governo? decidir por mim.

Nenhum comentário: