quinta-feira, outubro 28, 2004

Descanse em paz John!


Esses dias estou down d+ da conta...E pra completar uns dos meus heróis resolve morrer de ataque cardíaco. Não estou falando daquele zagueiro que morreu ontem no meio do jogo, estou falando de John Peel, uns dos meus mentores do mundo indie-punk-rocker.

Lembro que na minha adolescência tinha como hobby caçar programas da rádios nas ondas curtas. Existe uma infinidade desses programas, basta pegar seu antigo radio que possui AM, FM, SW1, SW2...Entaum, coloque nas SW2 e comece a sintonizar bem devagar...A Voz da América, a Voz do Vaticano, A Radio Holanda, Transmudial e o lógico a BBC de Londres.

Madrugadas inteiras me dedicava a mapear essas rádios ...Qual freqüências? Qual horário? Qual melhor antena? Sim, eu inventava minhas próprias antenas, geralmente esqueletos de guarda-chuvas ou algum fio estendido pelo quarto.

Nisso, eu me deliciava com as sessões de John Peel, nome que escutava com bastante freqüências...

Escutar o programa dele era como escutar o som do futuro, tipo, sempre rolava coisas que somente muitos meses depois eu iria ouvir nas rádios comerciais.

Ele passava férias na cidade de Cuzco, no Peru, aqui do lado. Quando teve ataque cardíaco e não resistiu. Que por ironia do destino, eh onde uma amiga minha se encontra agora.

Ele praticamente influenciou toda uma geração londrina. A cena do rock em Londres deve muito a ele. Ele chegou a trabalhar numa radio pirata só para divulgar o bom e velho punk. Depois foi convidado a trabalhar na BBC de Londres. Dae, ele inovou fazendo as bandas se apresentarem ao vivo nas famosas Peel Session. Bandas como Joy Division, New Order, Jesus and Mary Chains entres milhares... Tem o caso da banda brasileira Fellini que ele tocou, e como o programa dele eh transmitido p/ toda Europa, dae uns meses depois, a banda recebe um pacote cheio de cartas, inclusive a carta de um presidiário. Os caras da banda manda uma fita p/ esse presidiário e ele manda uma carta dizendo que ele não pode escutar a fita pois não ter onde tocar, mas depois que ele cumprir a pena, ele ouvirá com certeza.

Por essas e outras, espero que ele esteja num lugar de muita paz e luz.

Descanse em paz John!


Quem quiser escutar e ver entre nesse link
http://www.bbc.co.uk/radio1/alt/johnpeel/index.shtml




Nenhum comentário: