quinta-feira, junho 17, 2004

A ironia cósmica volta a atacar....Ao som de Cure - Lullaby

Sempre desconfiei que a minha vida era baseada na ironia cósmica...vou exemplificar contando como vim parar aqui e as pequenas grandes coincidências do dia a dia...

Sigam-me, vamos voltar no tempo, estamos no ano de 1943, auge da segunda guerra mundial, o EUA entraram na guerra em retaliação ao ataque japonês a Pearl Harbor, segundo fontes internas, o governo já sabia que iam ser atacados, mas deixaram rolar assim mesmo, só p/ entrar na guerra! (vide 11 de setembro de 2001, tudo acontece de novo).
A borracha, um dos principais componentes da industria automobilista e bélica, estava em falta devido ao ataque japonês à Malásia e Borneo, até então principais fornecedores do Látex (matéria prima da borracha). Solução p/ esse dilema? Fácil, basta oferecer algumas verdinhas ao governo brasileiro p/ que ele incentive a extração em larga escala do látex nas insólitas florestas da Amazônia.

A notícia de uma seca no Nordeste do Brasil quase foi comemorada. Miséria, desemprego e fome para milhares de agricultores. Uma população, portanto, pronta para a proposta com cara de salvação nacional. O nome era Campanha Nacional da Borracha. No lançamento, Getúlio Vargas botou pilha nos indecisos: ''Brasileiros! A solidariedade de vossos sentimentos me dá a certeza prévia da vitória''. Era, por assim dizer, juntar a fome com a vontade de comer. De uma vez só, trabalho para os retirantes da seca e garantia de mão-de-obra para a retirada do látex na Amazônia. Era o caso, apenas, de dourar a pílula para os desprevenidos recrutas.

Um desses bravos, era meu Avô, Seu Rodrigo Rocha. Soldado da Borracha....Ei, eu aprendi o hino do soldado da borracha...é até bonito de se cantar....
Então, ele veio p/ o Alto Juruá e encontrou minha avó (dizem que ela era uma nômade, uma índia sem tribo, uma paria!) e em 1950 nascia meu pai...o Seu Walter Rodrigues...e ele fugiu com minha mãe p/ a cidade grande(Minha mãe era também uma paria, pois era filha única do primeiro casamento, sua mãe morreu cedo e ela foi criada pela outra mulher do meu avó que não dava muito atenção p/ ela). Parece que a fuga deles foi espetacular, mas eu conto isso um outro dia...
Lá por volta de 1972 eu vim ao mundo...meu pai botou quente na produção de pequenos bastados....somos no total de 6.

Bem, se você leu isso até aqui, deve estar se perguntado, o que tudo isso tem a ver com ironia cósmica? Eu explico agora.
Duas semanas atrás, estava lendo o livro do Dia D (O dia da grande invasão das forças aliadas a Normandia, na II guerra mundial), e vi que o general japonês, que liderou o ataque a Pearl Habor, foi abatido por uma avião de fabricação americana.

E qual é a grande ironia disso? Simples, atualmente eu trabalho p/ um dos netos direto desse general japonês....ou seja, um dia meu avô teve que sair do nordeste e trabalhar no meio da selva fechada por que esse general japonês atacou o EUA...Se não houvesse tal ataque, onde será que eu estaria??? Isso não é de fazer pensar??? E Isso me faz lembrar que eu tenho maior fixação por coisas japonesas....principalmente por garotas japonesas!
Eh ironico mesmo! =/

Nenhum comentário: