segunda-feira, junho 23, 2003

Solstício do Inverno, geralmente na vesperá do dia de São João...na verdade, nesse ano (2003) o dia exato foi no dia 21 de junho as 13:00.
(solstício significa Sol parado; em latim: solstitium). No hemisferio Norte é solsticio de verão...pois é sempre invertido...
Se fosse fazer a coisa certinha, era pra ser natal no hemisferio sul, pois o Sosticio de inverno no hemisferio sul é comemorado proximo ao dia de natal (esse ano será no dia 21 de dezembro)...Mas, como não temos tanta tradição assim, copiamos as comemorações do velho mundo.

Nesse dia era e ainda é comemorado varios rituais pagãs...rituais/reuniões de poder ou comumente chamada de sabbat...dae os cristãos muito espertamente foram substituindos esses rituais por festas cristã, tipo São João, Natal, dia de todos os santos (Hallowen)...Todos dias de festas tradicionais pagãs muito antigas.
A noite de hoje é a mais longa do ano, e como o sol do proximo dia demorava a chegar, o povo em geral acendia fogueiras (dae vem a tradição das fogueiras) e ficavam em vigilia com medo de que as trevas dominasse o mundo (Festa bem animadas! Quer um jeito melhor de ficar em vigilia?). Acreditavasse que havia uma grande batalha no mundo dos espiritos e para evitar que eles se aproximassem do mundo do homem, havia grandes gritarias, panelas eram batidas a noite toda e qualquer coisa que fizesse barulho(Fogos de Artificio)...só cessaria quando o primeiro raio de sol surgisse no horizonte, marcando a vitoria do mundo dos homens...

Nenhum comentário: